Especialidades
Especialidades
O que lhe posso oferecer:
Consulta de Psicologia
Consulta de Psicologia
A Consulta de Psicologia tem como principal objetivo ajudar o paciente a lidar com as dificuldades que sente em determinada altura da sua vida.
Seja um processo de luto, um conflito laboral, um quadro de sintomatologia depressiva ou ansiosa, etc.
É fundamentada no conhecimento dos métodos e técnicas psicoterapêuticas e por isso, constituem Actos Psicológicos e a sua prática é exclusiva dos profissionais de psicologia habilitados para tal.
Psicoterapia
Psicoterapia
Quando alguém aceita a proposta de dar início a um processo de psicoterapia, segundo Maria Rita Mendes Leal, "(...) está convicto de que este, poderá conduzi-lo no caminho de satisfazer as suas necessidades básicas: a necessidade de amar e ser amado; a necessidade de se encontrar valioso perante si mesmo e perante os outros; e a necessidade de fazer sentido da vida, da morte, da cultura, da fantasia."
O psicoterapeuta reconhece o que provoca sofrimento psicológico e que está fora do alcance do conhecimento do paciente. Aos poucos, no ritmo do paciente, o seu discurso e o seu sentir, começam a ressignificar e começam a criar-se estruturas emocionais que enquadrem um manejo pessoal mais satisfatório do próprio viver.
Avaliação Psicológica
Avaliação Psicológica
Fazer uma Avaliação Psicológica é como fazer uma Análise ao Sangue, só que os resultados dizem respeito ao funcionamento emocional.
Não precisamos de estar doentes para fazer análises ao sangue, fazêmo-las por rotina e, se houver alguma coisa que saia dos valores de referência, tratamos.
É exatamente a mesma coisa!
A Avaliação Psicológica, permite-nos perceber e objetivar os aspetos do nosso funcionamento psicológico que perturbam e interferem de forma tão significativa no nosso equilíbrio e bem-estar emocional.
Neuropsicologia
Neuropsicologia
Tem como objetivo estudar as alterações cognitivas e emocionais do cérebro, assim como os transtornos de personalidade provocados por lesões cerebrais.
Pretende ajudar a compreender o funcionamento mental e as suas implicações no comportamento/desempenho da criança, adolescente, adulto.
A avaliação neuropsicológica centra-se na observação das diferentes funções mentais bem como nas questões subjacentes à própria personalidade de modo a contextualizar as eventuais problemáticas, nomeadamente dislexia, dificuldades de aprendizagem ou mesmo consequências de AVC’s ou quadros demenciais.
Orientação Vocacional
Orientação Vocacional
Que caminho escolher?
Que profissão seguir?
Que atividade profissional me permite entrar com mais facilidade no mercado de trabalho?
Estas são perguntas muito frequentes que ouço, quer nos adolescentes, quer na sua família, que na sua angústia de querer o melhor para eles, muitas vezes condicionam e não aceitam as suas escolhas.
O Processo de Orientação Vocacional não nos diz qual a profissão melhor para aquela situação, mas permite perceber, através de uma análise global e integrada, quais os gostos, competências cognitivas e de que forma estas se enquadram com a maneira de funcionar de cada um.
Crianças
Crianças
Tal como levamos os nossos filhos à Consulta de Pediatria, como uma rotina que já está instituída, também devemos fazer o mesmo em relação à Consulta de Psicologia.
Não espere que surjam problemas!
A primeira consulta de psicologia de rotina, deve ser feita aos 3 anos de idade.
Esta consulta permite perceber se já existe alguma questão do desenvolvimento emocional que merece uma atenção especial e permite também, ajudar os cuidadores, a perceberem como podem contribuir para um desenvolvimento mais saudável das crianças.
Adolescentes
Adolescentes
A adolescência é um periodo pautado por um grande conjunto de mudanças físicas, familiares, sociais e relacionais, que nem sempre são fáceis de gerir, quer por parte dos adolescentes, quer por parte dos pais.
No entanto, muitas problemáticas que surgem nesta altura têm uma origem anterior, à qual não se deu a devida atenção.
Os problemas que surgem na adolescência, tais como a indisciplina, a dificuldade em lidar com a frustração, o insucesso escolar, a auto-mutilação e tantos outros, têm uma causa bem mais precoce! Muitas vezes surgiram na infância!
Os sinais de que há problemáticas estão presentes, não os ignore!
Adultos
Adultos
Enquanto adultos, somos resultado de uma história familiar, cultural, social e relacional que está profundamente marcada em cada um de nós. Mas, nem sempre estas histórias estão organizadas! Muitas vezes, elas estão escondidas e trancadas algures no nosso inconsciente e, dificultam o nosso bem-estar e equilíbrio emocional.
Perceber o que nos limita, o que nos trava, o que nos faz ficar presos ao sofrimento do passado, o que nos traz ansiedade e medo no futuro, permite-nos viver no presente, em consciência plena do que somos, do que temos e do que queremos para as nossas vidas.
O nosso equilíbrio, bem-estar e a nossa felicidade estão nas nossas mãos!